Foto: Exército (Divulgação)
Começaram a chegar este mês, no porto de Paranaguá (foto), no Paraná, 96 carros blindados doados pelo Exército dos Estados Unidos e que serão modernizados em uma unidade do Exército Brasileiro em Curitiba. São 56 obuseiros (com canhão de tiro) auto-propulsados M109 A5, uma das versões mais atuais do mundo, e 40 viaturas remuniciadoras M992, que transportam os projéteis para tiro. Cada blindado pesa em torno de 30 toneladas. Em março de 2019, outros 37 blindados do mesmo modelo, M109 A5, chegarão ao Brasil, e 16 deles serão destinados para reforçar o poder de fogo do Regimento Mallet, em Santa Maria.
Venda de água mineral cresce até 30% em Santa Maria após surto de toxoplasmose
Atualmente, segundo a 3ª Divisão de Exército, o Mallet conta com blindados com calibre de tiro de 105 milímetros (mm), enquanto esses novos M109 A5 têm calibre bem maior, de 155 mm. O alcance máximo do tiro pode chegar a 30 quilômetros, dependendo do tipo de munição usada.
Abono salarial ano-base 2017 é liberado para nascidos em outubro
Segundo o Exército, o M109 A5 tem maior alcance e reduz, em mais de 80%, o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo, em relação aos modelos anteriores. Além de maior precisão no tiro e de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, a viatura ainda será equipada com medidor de velocidade inicial, travamento automático do tubo, GPS, navegação inercial, sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro.